POPULAÇÃO ESCOLAR

ALUNOS

Os alunos, de maneira geral, integram-se num quadro social e cultural que confere alto valor à educação, apresentando grande acompanhamento por parte das famílias. Geralmente os pais estão muito atentos e especialmente interessados no desenvolvimento do processo educativo dos seus educandos. Pretendemos monitorizar mais o progresso dos alunos, tornando-os mais participativos e responsáveis no processo de aprendizagem, e as avaliações mais centradas nas aprendizagens. A utilização da avaliação, na sua componente mais formativa, revela-se importante para a melhoria das práticas, na sala de aula, com o objetivo de envolver os alunos na aprendizagem e na avaliação.
  A formação integral dos alunos é uma dinâmica constante, com suporte em recursos materiais e humanos, tanto no exterior como no interior do Colégio.
  Na ligação com a comunidade há diferentes intervenientes, empenhados no desenvolvimento dos valores e na consecução dos objetivos que o CEBES pretende atingir. As linhas orientadoras, assumidas pela Direção, resultam do contributo dos alunos, encarregados de educação, professores e pessoal não docente.

ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Os encarregados de educação, ao escolherem o Colégio CEBES para os seus educandos, com a identificação de uma estrutura de ensino mais eficaz e de elevada qualidade, pretendem que lhes seja proporcionado um serviço educativo, que corresponda aos interesses e convicções das famílias.
  Recomenda-se um recentramento do ensino nos alunos, motivando os alunos para a aprendizagem, ao mesmo tempo que é importante que os pais também sejam cada vez mais envolvidos.
   Os encarregados de educação são uma ajuda valiosa no desenvolvimento das atividades educativas. Torna-se necessário criar uma maior comunidade na área do ensino e da educação, envolvendo as famílias, aceitando a aprendizagem, o ensino e a educação como responsabilidades partilhadas.

DOCENTES

Os professores têm um papel decisivo na estruturação e operacionalização do processo educativo, pela sua capacidade para trabalharem de modo colaborativo.
   Os professores devem implementar projetos educativos no sentido de construir um ensino de qualidade e de excelência; definir estratégias claras com vista à melhoria das aprendizagens de todos os alunos e de cada um em particular; apresentar propostas para atividades extracurriculares, empenhando-se ativamente na sua realização; mostrar disponibilidade total, para colaborar no desenvolvimento do Projeto Educativo, Regulamento Interno, Planos Curriculares, Planos de Atividades e outros projetos; demonstrar empenho e eficácia no planeamento e implementação de atividades, colocando sempre o aluno no centro da ação educativa.

O professor deve ter uma formação científica sólida, com reflexo nas práticas letivas, envolvendo-se com dinamismo no processo ensino-aprendizagem-avaliação, de modo a otimizar os resultados da avaliação interna e externa dos alunos. Deve contribuir para a formação integral dos alunos, não só dentro do espaço da sala de aula, mas também no exterior e no desenvolvimento de atividades extra-curriculares.
  Os professores são selecionados com rigor, sendo essencial a vocação para o ensino, as suas características profissionais e pessoais, pois devem contribuir para elevação dos padrões de qualidade do CEBES.
  Os professores são avaliados, tendo como referência o seu trabalho, o cumprimento de normas gerais e internas, as suas práticas letivas e os resultados das aprendizagens, pela entidade titular, pelos alunos e pelos encarregados de educação.
  Os professores têm diferentes níveis de intervenção, não só na relação com outros intervenientes, mas também na definição das prioridades curriculares, no estabelecimento de objetivos, na gestão dos programas e nas práticas de avaliação. Melhorar a cultura de avaliação no ensino como instrumento de reforço das aprendizagens revela-se fundamental.

PESSOAL NÃO DOCENTE

O pessoal não docente colabora com a direção, alunos, pais e professores, complementa a ação educativa, zela pelos bens da escola e contribui para criar condições, onde todos se possam sentir bem.
  O pessoal não docente, ao exercer com competência, zelo e dedicação as tarefas que lhe são confiadas, dá uma contribuição muito válida para o desenvolvimento do Projeto Educativo.