PRINCÍPIOS ORIENTADORES

  A autonomia, administração e gestão do CEBES orientam-se por princípios de transparência, assegurando a estabilidade da gestão e administração, designadamente através dos adequados meios de comunicação e informação.
  O nosso Projeto Educativo contempla todos os membros da comunidade educativa, segundo os seus papéis, capacidades e competências, no reconhecimento da dignidade da pessoa humana e dos direitos e deveres de cidadania, promovendo o sucesso e desenvolvendo a qualidade do serviço de educação, das aprendizagens e dos resultados escolares, cumprindo e fazendo cumprir os direitos e os deveres constantes das leis, normas ou regulamentos.
  Pretende-se contribuir para o desenvolvimento pleno da personalidade dos alunos, respeitando os outros e as suas ideias, e dando ênfase a vertentes que são pilares da educação:

  • Aprender a conhecer: desenvolvendo a capacidade de aprender a aprender, exercitando a atenção, a memória e o pensamento; despertando para uma atitude crítica, para a curiosidade intelectual, através da reflexão, da análise e do questionamento; promovendo o prazer de conhecer, de descobrir e compreender, valorizando estratégias de aprendizagem que estimulem a autonomia e a educação ao longo da vida.

  • Aprender a fazer: potenciando os conhecimentos e competências, desenvolvendo a criatividade, a inovação, a capacidade de iniciativa e a aptidão, aplicando os conhecimentos e competências adquiridos, preparando a progressiva inserção na sociedade; desenvolvendo a capacidade de comunicar, de gerir e resolver conflitos; promovendo a aquisição de uma cultura científica que privilegie o domínio das novas tecnologias; estimulando a construção do projeto de vida num mundo, onde a rapidez das mudanças se conjuga com a globalização.

  • Aprender a viver em comum: promovendo a descoberta de si mesmo, passando à descoberta do outro e a uma visão ajustada do mundo; educando para o pluralismo, transmitindo conhecimentos sobre a diversidade da espécie humana, tomando consciência das suas semelhanças e diferenças, bem como da interdependência que une as pessoas; desenvolvendo atitudes e capacidades de diálogo e de relacionamento interpessoal, promovendo relações de confiança, de cooperação e de amizade.

  • Aprender a ser: promovendo o desenvolvimento integral e harmonioso da pessoa humana nas diferentes componentes: física, intelectual, artística e moral; alargando a visão do mundo, despertando para o universal, para a superação de si mesmo, para a liberdade de pensamento, discernimento e imaginação, que potenciam o desenvolvimento dos talentos, tornando-os agentes da sua própria formação; interiorizando valores, que promovam a autonomia, o espírito crítico e a formulação dos próprios juízos, crescendo numa liberdade responsável.

  Centramos a nossa ação na formação integral dos alunos, porque acreditamos que através dela conseguiremos formar cidadãos mais justos, colocando os seus saberes e os seus talentos ao serviço do bem comum. Também a formação de todos os agentes educativos se revela de extrema importância, uma vez que a atualização e aperfeiçoamento constantes são essenciais para quem colabora no desenvolvimento e formação da pessoa humana.

  Assim, orientamos a nossa ação de acordo com os seguintes princípios gerais:

  • pais – os primeiros educadores;
  • garantia do direito à Educação;
  • liberdade de ensinar e de aprender;
  • igualdade de oportunidades, em todos os níveis educativos.


  O Colégio CEBES, escola independente e autónoma, promove:
  • a curiosidade intelectual;
  • a cultura científica e a inovação;
  • a responsabilidade e a participação;
  • a solidariedade e o diálogo;
  • o espírito de grupo e competitividade;
  • a persistência e a criatividade;
  • a interiorização dos valores.
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